Eu e a montanha...Quando estou na sua base, a soberba montanha até assusta. Após escalá-la, superá-la e vencê-la,do topo o que vejo é mundo a meus pés.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Lago Enol - Cabaña de Pastor - Lago Ercina - Vega de Ario - Belbín


O terceiro dia de actividade ía ser o nosso regresso a Covadonga, passado um ano. Tínhamos que subir antes das 8:30h, depois dessa hora teríamos de subir de autocarro ou táxi turístico. O tempo não podia estar melhor: sol e uma temperatura espectacular. Tínhamos o track para fazer mas íamos fazer uma pequena alteração. Em vez de subir logo para o Refúgio Vega de Ario, fomos primeiro visitar o Lago Enol, Cabaña de Pastor e daí apanhamos o trilho que nos levou ao Lago Ercina. O trilho passa por uma pequena floresta e, devido à humidade, o caminho era muito enlameado. Depois de chegar ao Lago Ercina foi só subir até ao Refúgio. Passamos por Las Bobias, um local encantador. Gado e pastos verdejantes iam estar na ordem do dia. À medida que ganhavamos altitude a dificuldade ía aumentando. A última subida que nos levaria ao Refúgio é um pouco massadora, pois já tínhamos largos metros de desnível nas pernas. Chegados ao topo tinhamos um grande presente: uma Laje onde tem uma gravação que nos indica a direção de várias localidades, incluíndo Covadonga. A laje foi colocada pelo GRUPO MONTAÑERO VESTUTA e é datada de 1975. Daqui faltava cerca de 800m até ao Refúgio Vega de Ario. Depois de uma pausa para almoço fizemos o regresso. Parte do trilho era o mesmo, mas a dada altura íamos fazer um desvio, desvio esse que nos levaria a passar por La Redondiella e a belíssima Majada de Belbím. De seguida foi subir e passar por La Liomba. Já faltava pouco para chegar á parte final do trilho, o qual viria a ser um dos mais belos que fizemos nos seis dias que estivemos em Espanha. Foram 21,5Km: total de subida 1040m e desnível total 2065m.
Qualquer dúvida mandem um email, teremos todo o prazer em ajudar.

Agora está na hora da sobremesa. Podem degustar as fotos e criticar se necessário.

Muito obrigado pela visita.


Para mais informações veja aqui




































Fóssil


















































4 comentários:

  1. Viva.
    Excelentes fotos!
    Estive lá no ano passado e acabei por não apreciar esta paisagem devido ao intenso nevoeiro.
    Fizemos a ligação do refugio de Vegarredonda a Vega de Ario e no dia seguinte descemos a 'brutalidade' do Canal del Trea, que me deixou completamente de rastos.
    Abraços montanheiros.

    ResponderEliminar
  2. Olá Pxaranha

    Obrigado pela visita e comentário. Certamente não vão faltar oportunidades para fazer nova visita aos Picos e visitar esta zona.

    Bons trilhos
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Maravilha!!! Tao bom ver as tuas fotos e deixar-se envolver pela paisagem... Muito bom rever algumas paisagens.

    Beijinhos
    White Angel

    ResponderEliminar